Projeto Gaia Village

 
Home

Notícias Gaia Village

CONSELHO DA APA DA BALEIA FRANCA REUNE-SE EM GAROPABA  - Fotos
Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca  reafirma compromisso para execução do Plano de Ação e demonstra preocupação com a proposta do Código Ambiental do Estado e, em encontro de 2 dias,  ocorrido nas dependências do Projeto Gaia Village

Mostra Lutz 2008 - Seminário Avaliação 30/03/2009 - Fotos do evento
Evento realizado em parceria com o  Projeto Gaia Village, na Praia do Ouvidor, no dia 30 de março, pelos organizadores da 8ª Edição da Mostra Prof. José Lutzenberger – Escola Amiga do Meio Ambiente, reuniu 110 professores em torno de objetivo comum: planejar ações ambientais no âmbito escolar, com base em soluções simples e criativas que estimulam mudanças de atitudes e colaboram com a conservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida de Garopaba.
Reunião Grupo - Proposta de compostagem em Garopaba/SC
- Discutir o processo de re- implantação do sistema de compostagem em Garopaba

Reunião de planejamento da MOSTRA LUTZ 2009:
Momentos de reflexão coletiva marcaram a reunião ocorrida no dia 21 de maio, com participação de todos os dirigentes escolares: questionamentos, contribuições e encaminhamentos deram corpo ao processo da Mostra, que em 2009 terá novidades

Alimentos mais Saudáveis em restaurantes e escolas de Garopaba
A Prefeitura Municipal , a Fundação Gaia, o Gaia Village e a Associação Comercial e Industrial de Garopaba, no litoral sul, estão dando mais um passo importante para consolidar a cidade como um modelo internacional de sustentabilidade.

Garopaba, uma cidade em movimento em direção à sustentabilidade
A nutróloga e pediatra Clara Brandão esteve em Garopaba, em agosto, para orientar  donos de restaurantes e lanchonetes, merendeiras das escolas e a comunidade em geral a incluir  alimentos mais saudáveis nas refeições. As oficinas foram promovidas pela Prefeitura Municipal de Garopaba, Associação Comercial e Industrial de Garopaba, Fundação Gaia e Projeto Ambiental Gaia Village (GV).

Conselho da APA da Baleia Franca aprova Plano de Ação e elege Fundação Gaia para Secretaria Executiva
Reunido durante os dias 5 e 6 de dezembro,  no Projeto Ambiental Gaia Village, em Garopaba (SC) o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (CONAPA BF) aprovou o Plano de Ação  para biênio 2009-2010  que terá a Fundação Gaia,  a frente da Secretaria Executiva, como representante do Setor das Ong´s Ambientalistas.

Gaia Village recebe acadêmicos de diversas universidades como atividade integrante do I Encontro Regional de Agroecologia Sul, realizado na UNISUL, campus de Tubarão, SC
Fotos da Visita
Acadêmicos de sete universidades (UFSM, UFF, UFSC, UDESC, UFRG, UFPEL, e UNISUL) e diferentes áreas - como agronomia, engenharia florestal, ciências biológicas, filosofia, jornalismo e geografia -, realizaram visita ao GV, no dia 3 de maio, como atividade prática do I Encontro Regional de Agroecologia Sul, ocorrido entre os dias 1 e 3 de maio. O Gaia Village foi escolhido para tal atividade pelo fato de suas ações manterem íntimas relações com os temas e as práticas da agroecologia.

União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação promove capacitação para conselheiros municipais de educação.
Em evento realizado em Palhoça, na última sexta-feira,  o Conselho Municipal de Garopaba se fez presente através de dois conselheiros que  repassarão aos demais conselheiros a experiência.

Alunos do Centro Educacional Porto Seguro tem vivencia Ambiental no Projeto Gaia Village

O Centro Educacional Porto Seguro/CEPS,   com base na premissa que  ensinar  envolve o interesse e a curiosidade do aluno, desenvolve aulas práticas no Projeto Ambiental Gaia Village.

Cicloturismo “Rota das Baleias”  inclui o Projeto Ambiental Gaia Village no roteiro
Projeto Gaia Village recebeu no feriado de 7 de setembro,  o grupo de turismo ciclistico “Rota das Baleias”, promovida pela Agência Caminhos do Sertão.

Primeira Dama do Município e Prefeito recebem doação de Alimentos
Ao receber dos organizadores das oficinas da Dra Clara Brandão mais de 100 kg de alimentos,  a 1ª Dama do Município, Sra. Micheline Araújo e o Sr. Prefeito, Luiz Carlos Luiz reafirmaram o compromisso da Secretaria de Ação Social no atendimento de famílias inscritas nos programas sociais de Garopaba.

Fundação Gaia e Projeto Gaia Village expõe na I BioNat em Porto Alegre/RS
Neste final de novembro  a Fundação Gaia e o Projeto Gaia Village foram convidados pela direção da Produtores Sem Fronteiras  para 1a BioNat Expo - Feira de Produtos Orgânicos,Fitoterápicos e Plantas Medicinais e Mostra de Turismo Rural e Sustentabilidade Socioambiental.

Estudantes do curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Ensino do Sudoeste do Paraná – UNISEP - visitam o Gaia Village
A visita ocorreu como prática integrante das disciplinas “Projeto Integrado do Ambiente” e “Projetos Ambientais Rurais”, do curso de Engenharia Ambiental da UNISEP. Os acadêmicos puderam conhecer a estrutura e o funcionamento de um banheiro seco, de uma composteira doméstica e outras tecnologias amigáveis, além dos projetos de conservação de ecossitemas.

VII Mostra Lutz - Formação Ambiental de Professores

Sustentada pela filosofia de José Lutzenberger e com base nos princípios da Alfabetização Ecológica, defendidos por Frijot Kapra, a equipe da VII Mostra Lutz ministra oficinas à professores e merendeiras das 23 Escolas participantes da Mostra.  Através de atividades teórico-práticas, com um dia de duração, a proposta de trabalho tem a intenção de fortalecer os projetos ambientais escolares, através da  “ecologização” do currículo escolar, envolvendo dinâmicas de grupo que incluam transdisciplinarmente a educação ambiental nos processos didáticos e pedagógicos das Escolas.

Alunos do SENAI / Blumenau fazem visita técnica ao Gaia Village
Grupo de 20 acadêmicos e professores do Curso de Gestão Ambiental do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial / SENAI – Blumenau visitaram o Projeto Ambiental Gaia Village no dia 07 de novembro.

Secretaria Executiva do Global Ecovillage Network visita Gaia Village
Fundadores da Ecovila Zegg da Alemanha e membros da direção do Global Ecovillage Network/GEN,  Achim Ecker e Ina Meyer, estiveram no Projeto Ambiental Gaia Village, no final do mês de março.

Os especialistas em sustentabilidade vieram ao Brasil ministrar cursos sobre processos de comunicação, tendo como referência o P
rograma FORUM desenvolvido e praticado na Alemanha, desde os anos 90 quando fundaram a Ecovila Zegg a sudoeste de Berlim.

Participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência–PROERD visitam o  Projeto Gaia Village
O PROERD, implementado pela Policia Militar de SC, que  atua  na prevenção do uso de drogas por crianças e adolescentes, desde 1998,  ampliou suas ações neste final de ano, aliando recreação com atividades de educação ambiental.  

Grupos da Melhor Idade “Girassol” e “Campo Duna” visitam o Projeto Ambiental Gaia Village
Cinquenta
e dois idosos e oito profissionais da área da saúde visitaram o Gaia Village na última semana de novembro.

VII Mostra Lutz - Formação Ambiental de professores e Merendeiras de 03 Escolas Municipais de  Laguna/SC
No final do ano de 2007, professores e alunos da Escola Municipal Honorata Freitas visitaram o evento final da VI Mostra Prof. José Lutzenberger, em Garopaba. Motivados e influenciados pelos projetos escolares que tiveram a oportunidade de conhecer, a Escola Honorata decidiu que estava na hora de desenvolver um projeto que envolvesse alunos, funcionários da Escola, pais e comunidade em geral da pequena comunidade da Barranca, interior de Laguna.
Nasceu assim, uma proposta de trabalhar práticas de alimentação saudável na Escola. Através de reuniões e mutirões mobilizaram toda a comunidade e técnicos da EPAGRI para juntos planejarem ações concretas com vistas a oportunizar alimentos saudáveis na merenda Escolar

Projeto Ambiental desenvolvido pela Fundação Gaia em Garopaba conquista o Premio Expressão de Ecologia
A Mostra Professor José Lutzenberger – Escola Amiga do Ambiente, promovida pela Fundação Gaia em parceria com a Prefeitura Municipal de Garopaba (SC) e o Projeto Ambiental Gaia Village, foi premiada na categoria Educação Ambiental – ONG do 16º Prêmio Expressão de Ecologia, promovido pela Editora Expressão.  Considerada uma das maiores premiações ambiental da região sul do Brasil, o evento obteve este ano o número recorde de inscrições de todas as edições, com 164 projetos inscritos.
Os vencedores de 2008 serão homenageados em uma cerimônia de premiação a ser realizada em novembro. No mesmo mês, deve entrar em circulação o Anuário Expressão de Ecologia, publicação que reúne todos os destaques do Prêmio. Detalhes no site www.expressao.com.br/ecologia

Empório da Mostra Lutz – Uma oportunidade para tornar-se parte desta história
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a  Fundação Gaia e o Gaia Village agradecem pelo envolvimento de toda a comunidade de Garopaba na consecução  continuada deste programa de educação ambiental que há 09 anos vem desenvolvendo espaços e condições para geração e adoção de práticas ambientalmente responsáveis no município.

Adubo Orgânico - fortalecimento da agricultura familiar em Garopaba
Dar suporte essencial na produção de adubo orgânico certificado e fortalecer a produção dos agricultores familiares de Garopaba. Este foi a principal encaminhamento do encontro desta semana que mobilizou Prefeito Luis Carlos Luis, Secretario de Agricultura, EPAGRI, Gerência do Banco do Brasil, agricultores orgânicos, Rede Ecovida, Ong CEPAGRO, Associação Orgânica e Projeto Ambiental Gaia Village.

Relato do Programa de Educação Ambiental 2014 (Mostra Lutz)
13ª Edição do Programa de Sensibilização e Educação Ambiental Prof. José Lutzenberger: Escola Amiga do Ambiente.

Organizações Sociais de Garopaba são capacitadas para incentivar o protagonismo juvenil em Comunidades Pesqueiras
Oficina desenvolvida no Gaia Village enfatizou a importância da política de portas abertas; educar pela presença; sensibilizar, formar e empreender como premissas metodológicas para atuar com jovens em comunidades de pesca.

Secretaria Municipal de Educação de Garopaba continua investindo na consolidação do Programa de Educação Ambiental do município
Seminário de Avaliação da Mostra Prof. José Lutzenberger conclui que investimento da comunidade nos processos de educação ambiental têm resultado em significativas mudanças e aplicação de práticas amigáveis do ambiente.

Conselho Municipal de Educação elege Conselheiros para próximo Biênio
A Plenária do CME, realizada em 29 de outubro de 2009, nas dependências da EM Pinguirito, contando  com expressiva participação da comunidade e com a presença da Secretaria Municipal de Educação, Sra. Nadir de Araújo; do Presidente da Câmara de Vereadores, Sr. Mauro Nascimento e da Vereadora Mamede Pacheco; foi presidida pelo Prof. Rui Barcelos, que fez um relato das ações e resultados alcançados pelo Conselho durante sua gestão,  na condição de Presidente do CME.

Policia Ambiental faz palestra junto  à Escolas e comunidade de Garopaba
As Palestra Ambientais, facilitada pelo Soldado Sandro Moreira, integram as atividades desenvolvidas pela Mostra Prof. José Lutzenberger, Programa de Educação Ambiental, promovido pela Secretaria Municipal de Educação,  Fundação Gaia e Gaia Village, que há 08 anos envolve todas as Escolas do município, e que em 2009 conta com o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental. 

Guarnição do Corpo de Bombeiros realiza Oficina de Primeiros Socorros junto à Escolas de Garopaba
A Oficina de Primeiros Socorros, facilitada pelo Soldado Barros com apoio do Bombeiro Comunitário Silveira, faz parte das atividades desenvolvidas pela Mostra Prof. José Lutzenberger,  Programa de Educação Ambiental, promovido pela Secretaria Municipal de Educação,  Fundação Gaia e Gaia Village, que há 08 anos envolve todas as Escolas do município, e que desde 2008 conta com o honorável apoio do Sub-Tenente Tércio Tito, comandante do Corpo de Bombeiros de Garopaba. 

FUNDAÇÃO GAIA/ GAIA VILLAGE PARTICIPAM DAS DISCUSSÕES DO DIÁLOGO FLORESTAL
Representando a Federação das Entidades Ecologistas Catarinense/ FEEC, Sandra Severo, bióloga do Gaia Village participou nos dias 6 e 7 de novembro do II Encontro do Fórum Regional Paraná e Santa Catarina, do Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa. O Diálogo é uma iniciativa que reúne empresas do setor florestal e organizações ambientalistas e que vêem discutindo e implementando ações destinadas a conservação da biodiversidade associadas às operações da produção florestal.
 
Agenda  
Programas  
GV e Parceiros no Youtube  
Parceiros  
Informativos  
Iniciativas de Parceiros  
GV na Mídia
   
Modelo Banner    
Blog Mostra Lutz    
Relatórios    

   
 

Endereço: Rod SC 434 Km 9,2 Garopaba/SC        Telefone: 48 3354-0002         E.mail : projeto@gaia.org.br