Projeto Ambiental Gaia Village

Home

Notícias - Junho - 2009

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

                   

Alunos do Centro Educacional Porto Seguro tem vivencia Ambiental no Projeto Gaia Village

Fotos da Vivência

 

O Centro Educacional Porto Seguro/CEPS,   com base na premissa que  ensinar  envolve o interesse e a curiosidade do aluno, desenvolve aulas práticas no Projeto Ambiental Gaia Village.

 

A parceria estabelecida no inicio do ano letivo é fortalecida na semana do meio ambiente. No inicio do ano letivo o Centro Educacional Porto Seguro e Gaia Village alinhavaram uma idéia de parceria com a intencao de apliar  o processo de sensibilização ambiental dos  alunos, familiares e equipe pedagógica da Escola.

 

No dia 05 de junho, o CEPS mudou temporariamente de endereço: as 7h30min da manhã  o movimento de vans escolares e pais de alunos, junto a entrada do Projeto Gaia Village indicava um dia especial.

 

Planejado conjuntamente entre equipe pedagógica do CEPS  e coordenação do Gaia Village, a aula ao ar livre teve por objeto colaborar para a qualificação de experiências concretas que vêm sendo executadas pelo Centro em distintos contextos culturais e ambientais.

 

Durante todo o dia, o corpo discente do CEPS, composto por 112 crianças e 15 integrantes do corpo docente, incluindo Direção, Orientadores Pedagógicos e merendeiras, participaram ativamente de um roteiro diversificado de atividades que incluiu demonstração das principais tecnologias ambientais desenvolvidas no Gaia Village.

 

Num  ambiente favorável e demonstrativo,  a comunidade escolar  discutiu, refletiu  e trocou experiências e conhecimentos a respeito das questões ambientais.  No roteiro:  trilhas no meio da mata, passeios de vagão ( din din) até a região do Ouvidor, atividades de preparação de canteiros, plantios na horta, plantios no viveiro, caça ao tesouro e confecção de máscaras,  passeio de charrete, lanche coletivo com alimentação  saudável, estimularam  questionamentos e muitos registros.

 

De acordo com Luciana Correa, Orientadora Educacional,  o CEPS acredita “que viver de modo sustentável e em harmonia com a natureza é a maneira mais digna de trabalhar a educação nos dias atuais”.  Para Andreza Correa e Regina Cabral, Coordenadoras Pedagógicas, “a atividade proporcionou,  além do vasto conhecimento, momentos de grande integração com a natureza e de lazer para os alunos, já que estes puderem conhecer praticamente toda a estrutura do projeto”.  

 

A equipe do maternal, se divertiu prá valer, enquanto aprendia sobre interação entre  minhocas, terra fértil, galinhas e  hortaliças saudáveis. Para a professora Kelly, responsável pelo Grupo Infantil III,  a aula no Gaia Village proporcionou muitas informações. Segundo ela, os alunos conseguiram reproduzir em sala tudo o que viram durante a aula de campo, junto à natureza, onde todos manifestaram grande apreço pela atividade.

 

Para a equipe do Gaia Village, o envolvimento do Centro Educacional Porto Seguro, reconhecido pela excelência do ensino,  é  mais uma demonstração do comprometimento da comunidade com mudanças de atitudes  que favoreçam o coletivo da região. 
Agenda
Programas
Relatórios
Multimídia
Parceiros