Projeto Ambiental Gaia Village

Home

Notícias - Maio -2009

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Gaia Village recebe acadêmicos de diversas universidades como atividade integrante do I Encontro Regional de Agroecologia Sul, realizado na UNISUL, campus de Tubarão, SC

Fotos da visita

Acadêmicos de sete universidades (UFSM, UFF, UFSC, UDESC, UFRG, UFPEL, e UNISUL) e diferentes áreas - como agronomia, engenharia florestal, ciências biológicas, filosofia, jornalismo e geografia -, realizaram visita ao GV, no dia 3 de maio, como atividade prática do I Encontro Regional de Agroecologia Sul, ocorrido entre os dias 1 e 3 de maio. O Gaia Village foi escolhido para tal atividade pelo fato de suas ações manterem íntimas relações com os temas e as práticas da agroecologia.

O objetivo da visita foi de conhecer a atuação do projeto em seus programas com foco sustentável em produção rural, preservação e recuperação de ecossistemas e de tecnologias ambientalmente amigáveis.

Na sede do GV, os estudantes, entre outras atividades, tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura e funcionamento de um banheiro seco; a compostagem doméstica e seu manejo; círculo de bananeiras e o viveiro de mudas nativas de espécies da mata atlântica para recomposição florestal.

No campo, o grupo participou de uma pequena expedição. Teve contato direto com o sistema de criação orgânica de búfalos, manejados através da técnica do Pastoreio Voisin; conheceu os trabalhos de contenção e fixação de dunas; os corredores de floresta e as ações que envolvem o controle das espécies exóticas (Pinnus e Casuarinas), manejadas de forma integrada ao plantio de essências nativas.

Na região costeira do projeto, visitaram construções sustentáveis que associam diversas tecnologias amigáveis, como o telhado verde e o uso de energias eólica, fotovoltaica e solar passiva.

Ao final da visita, os acadêmicos demonstraram interesse em desenvolver estágios no contexto das ações empreendidas pelo Gaia Village.

Agenda
Programas
Relatórios
Multimídia
Parceiros