Projeto Ambiental Gaia Village

Home

Notícias - Outubro -2008

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

                     

Evento:

Formação Ambiental de Professores e Merendeiras de 03 Escolas Municipais de Laguna/SC

Data/ Local:

16 de outubro de 2008 – 04 horas de atividade
Siqueiro/ Laguna:  Escola Municipal Clito  Machado

Envolvidos:

12 Professores , 03  Merendeiras de 03  Escolas Municipais: Honorata Freitas, Clito Machado e Pedro Francisco da Silva; 01 Técnica da EPAGRI.

Objetivo 

Estimular o desenvolvimento de projetos ambientais que envolvam toda a comunidade escolar

Facilitação:

Projeto Ambiental Gaia Village (Sandra Severo)

Programa

Mostra Professor José Lutzenberger: Escola Amiga do Ambiente

CONTEXTUALIZANDO O PROJETO DAS ESCOLAS

 

No final do ano de 2007, professores e alunos da Escola Municipal Honorata Freitas visitaram o evento final da VI Mostra Prof. José Lutzenberger, em Garopaba. Motivados e influenciados pelos projetos escolares que tiveram a oportunidade de conhecer, a Escola Honorata decidiu que estava na hora de desenvolver um projeto que envolvesse alunos, funcionários da Escola, pais e comunidade em geral da pequena comunidade da Barranca, interior de Laguna.

Nasceu assim, uma proposta de trabalhar práticas de alimentação saudável na Escola. Através de reuniões e mutirões mobilizaram toda a comunidade e técnicos da EPAGRI para juntos planejarem ações concretas com vistas a oportunizar alimentos saudáveis na merenda Escolar.

Em meados de 2008, a primeira ação foi construir uma horta no pátio da Escola. O fato deste ser extremamente pequeno não desanimou o grupo que ao buscar apoio na comunidade  encontrou a generosidade do Sr. ... que doou espaço para implementação da horta.

O envolvimento de todos tem possibilitado colheitas diárias de alface, beterraba, cenoura, couve e abóbora que passaram a fazer parte do cardápio preparado com carinho  pela merendeira Maria.  Paralelo a criação da horta e melhorias da merenda escolar  foram realizadas pesquisas, oficinas de reaproveitamento de alimentos, livro de receitas, festival de saladas, dentre outras ações de sensibilização e estímulo  a adoção de hábitos alimentares saudáveis.

A atitude na comunidade da Barranca, empreendida pela Escola Honorata Freitas motivou outras 02 comunidades a adotarem boas práticas no cotidiano escolar. A Escola Municipal Clito Rodrigues Machado que atende a comunidade do Siqueiro e a Escola Pedro Francisco da Silva situada na comunidade da Pescaria Brava seguem o exemplo e começam a planejar e desenvolver atividades que atendam a demanda de coleta seletiva na região.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

 

 Visando subsidiar os projetos ambientais escolares, a equipe da Mostra José Lutzenberger, ministra oficinas de formação ambiental para professores e merendeiras das Escolas de Laguna, que passam a integrar o quadro de Escolas participantes da Mostra.  

As atividades visam estimular a aprendizagem por projetos, tendo a filosofia de Lutzenberger,  os conceitos permaculturais e  os principios da alfabetização ecológica como norteadores do processo de educação ambiental.

Neste evento de formação o foco foi para o planejamento dos projetos escolares com vistas ao estabelecimento de metas, definição de recursos e atores envolvidos bem como frequencia das atividades, avaliação  e apresentação de resultados a comunidade.

Ao final da oficina, os 16 participantes trabalharam no planejamento das apresentação de seus trabalhos no Evento Final da VI Mostra Prof. José Lutzenberger – Escola Amiga do Ambiente, a ser realizado no dia 07 de novembro de 2008 em Garopaba.

Agenda
Programas
Relatórios
Multimídia
Parceiros