Projeto Ambiental Gaia Village

Home

Notícias - Dezembro -2010

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Organizações Sociais de Garopaba são capacitadas para incentivar o protagonismo juvenil em Comunidades Pesqueiras.

Oficina desenvolvida no Gaia Village enfatizou a importância da política de portas abertas; educar pela presença; sensibilizar, formar e empreender como premissas metodológicas para atuar com jovens em comunidades de pesca. 

 Desenvolvida e aplicada pelo Instituto Ilhas do Brasil, ONG que atua no sul da Ilha de Florianópolis, a metodologia foi replicada para atores sociais de Garopaba.  Ambas comunidades, com cultura e subsistência baseadas na pesca tradicional, vivem processos de transformação semelhantes, onde a influência do turismo é bastante significativa.   Neste cenário, os jovens filhos de pescadores, apesar de manifestarem o gosto pelo local onde nasceram ou vivem, já não se identificam mais com o perfil pesqueiro como uma possibilidade profissional atraente, e tentam encontrar novos caminhos.

 Considerando que cada comunidade  apresenta características peculiares que devem ser diagnosticadas com atividades participativas, a proposta demonstrou a viabilidade de incentivar a participação e integração dos jovens com as questões sócio ambientais, através de uma agenda semanal de atividades, tendo por base os rítmos e modos de vida de cada comunidade.

A mobilização, segundo Alessandra Pretto, educadora da ONG, começa com trabalho de sensibilização nas Escolas, quando os jovens são convidados a tomar parte do processo.  Na fase seguinte, acontece a etapa de vivências, onde são planejadas oficinas, com a participação das crianças e jovens: a sensibilização e conscientização em relação ao meio ambiente; o protagonismo e os desafios da sustentabilidade e valores humanos.

Ao longo da semana diferentes arranjos educativos podem ser estruturados, como Planejamento, contatos e avaliação (segunda-feira);  Oficinas de Sensiblização e Educação Ambiental (terça-feira), Oficinas de Filosofia (quarta-feira), Oficina de Artes Cênicas (quinta-feira); Oficinas na Brinquedoteca  e Biblioteca através de jogos cooperativos  (sexta-feira) . Para a faixa etária dos 16 aos 19 anos, sugere-se oficinas de “Turismo Sustentável de Bases Comunitárias”, em que os jovens iniciam seu aprendizado no mundo do trabalho, descobrindo novas ferramentas para trabalhar com o turista. Eles aprendem, através da relação positiva e crítica junto ao turistas, a identificar novas oportunidades, a empreender, a dar atendimento, além de conhecimentos específicos como mergulho contemplativo, passeios de barco com observação de fauna, roteiros culturais e trilhas interpretativas.

 

A oficina foi encerrada com apresentação e discussão das atividades passíveis de geração de renda que acontece na etapa do “Empreender”,em que jovens com idade superior a 16 anos realizam seu treinamento de finalização de formação, durante o verão. A sugestão dos dirigentes da ONG é que neste período seja montada uma tenda de multiatividades na praia, gerenciada pelos próprios jovens, com tutoramento de um educador. Nesta tenda, eles fazem plantão escalonado, para atender aos turistas e oferecerem seus produtos e serviços desenvolvidos na etapa formativa. São avaliados pelos turistas através de questionários. As crianças  interagem na praia com gincanas e jogos ambientais,  que podem ser oferecidos aos visitantes também.

 

 

Agenda
Programas
Relatórios
Multimídia
Parceiros