Sensibilização e Educação Ambiental

 

 

O Programa de Sensibilização e Educação Ambiental está constituído de palestras, oficinas, cursos, seminários e, especialmente o Programa de Sensibilização e Educação Ambiental Prof. José Lutzenberger – Escola Amiga do Ambiente, empreendido desde 2000 em parceria da Prefeitura Municipal de Garopaba e a Fundação Gaia. 

O Programa que tem por objetivos: sensibilizar equipes pedagógicas, alunos e familiares a questões ambientais, tanto locais como globais; exercitar a transversalidade dos conteúdos curriculares a partir de questões ambientais; valorizar iniciativas e processos originados na comunidade escolar; sensibilizar a comunidade potencializando sua participação, integrando-a as ações; estimular a formação de redes de parcerias. 

Iniciado  em julho de 2000, quando todos os professores da rede municipal da Garopaba participaram do curso de capacitação em educação ambiental ministrado pelos biólogos Fernando Soares e Beatriz Stumpf, promovido pela primeira parceria entre o Projeto Gaia Village, a Fundação Gaia e a Secretaria Municipal de Educação.  Em outubro, do mesmo ano, reeditando a parceria, agora incluindo a AMA – Associação de Amigos do Meio Ambiente de Garopaba, viabilizou-se um novo curso de capacitação de sete dias dirigido pela educadora e mobilizadora comunitária, a neozelandesa Robina McCurdy. Robina apresentou a metodologia “SEED” (School Environmental Education & Development), por ela desenvolvida, que preconiza a educação permacultural continuada no pátio escolar. A suíço-americana Marsha Hansi, permacultora fundadora do Instituto de Permacultura da Bahia também participou como docente do curso.   Com atividades e dinâmicas que incentivavam a ação participativa, 69 professores e agentes de ONGs foram envolvidos na criação, execução e manutenção de um design ecológico para o pátio da escola, transformando-o em instrumento de aprendizagem, integração e disseminação de práticas ambientais

As duas iniciativas de capacitação acima relatadas e, especialmente, a parceria construída entre a Secretaria Municipal de Educação, a Fundação Gaia e o Projeto Gaia Village, possibilitaram o percurso trilhado pelo Programa de Sensibilização e Educação Ambiental Prof. José Lutzenberger.  Sua metodologia é fruto de processo participativo e de permanente renovação, durante o ano letivo envolve esforços de todas as 27 escolas de Garopaba, mobilizando diretamente cerca de 2.424 estudantes, 231 professores e 66 auxiliares de ensino (merendeiras e serventes), de 162 turmas do pré-escolar ao ensino médio.

Acesse aqui site do Programa de Sensibilização Ambiental Prof José Lutzenberger, Mostra Lutz.