Quem acessar o aplicativo “Lixo Bom”, vai aprender a recolher o lixo brincando: como num jogo, ao atingir os objetivos, ganha pontos e pode trocar por moedas ou itens de cosméticos. O aplicativo “Verum” é uma espécie de Instagram sustentável: estimula o uso de fotos para falar de plantas e separação de lixo e propõe um desafio diário. Já o aplicativo “ByTrip” quer ajudar ciclistas e outras pessoas que gostam de fazer trilhas a identificarem as melhores rotas e obterem dicas de caminhos a percorrer, podendo participar com sugestões. Ao terminar os roteiros, também terão informações sobre quantas calorias gastaram e qual a distância percorrida. O aplicativo “Ubike” também estimula o uso de bicicletas, indicando onde elas podem ser encontradas. “Green Pigeon” ensina a fazer coleta seletiva de resíduos, traz uma agenda de eventos, locais de lixeiras e rotas de caminhões que recolhem recicláveis. “Smart Boi” é um jogo de perguntas e respostas. “Trip Garopaba” traz informações sobre o turismo em Garopaba: horários de ônibus, pontos históricos, praias, restaurantes e preços.

Estes protótipos de aplicativos foram desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio de Garopaba que passaram por quatro oficinas de capacitação do Instituto Federal Santa Catarina (IFSC) durante quatro meses, em 2018. As oficinas integram o 1º Desafio Mobile. Durante a 17ª Mostra Lutz, os jovens criadores apresentaram suas ideias e responderam a perguntas de crianças e visitantes sobre o funcionamento dos aplicativos.

“A parte mais difícil é a criação do aplicativo”, explicou o estudante Samuel Machado de Oliveira Filho, que desenvolveu um protótipo sobre turismo. O jovem José Otávio Custódio Cordini falou do esforço que é se colocar no lugar do usuário para pensar em algo que seja novo e que possa também lhe render uma atividade remunerada no futuro.

“Busca-se uma ideia criativa e ensinar a técnica”, disse o professor Luiz Schalata, coordenador do Curso de Informática do IFSC. “O desafio é estar sincronizado com o que acontece lá fora, já que a cada seis meses há algo novo na área da tecnologia”, acrescentou o professor Edjandir Costa. No total, 36 estudantes participaram de quatro oficinas do 1º Desafio Mobile de Garopaba, uma parceria do Programa de Educação Ambiental Professor José Lutzenberger com o IFSC/Garopaba e a empresa Dub Soluções.